terça-feira, 30 de abril de 2013

ATO DE INSTALAÇÃO DO “FÓRUM 30 HORAS JÁ!” REÚNE CENTENAS DE PROFISSIONAIS NA SEDE DO COREN-MA

http://www.corenma.gov.br/DSC_00491.jpg?v=2r3qb4h4vhb1s8
“Bem-vindos à nossa casa, a esta casa que é de todos nós. Eu fico muito emocionada em vê-los aqui conosco, nessa luta da enfermagem pelas 30 horas. Hoje, junto com vocês, nós oficialmente vamos instalar o “Fórum Estadual 30 horas”, que terá todo um planejamento para que vocês acompanhem e nos apoiem, porque juntos conseguiremos tudo”. Foi com essas palavras que a presidente Célia Rezende abriu a solenidade de instalação do fórum que proporá iniciativas na busca pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que tramita no Congresso Nacional, e pela retirada do veto ao Projeto de Lei nº 159/2011, na Assembleia Legislativa.
Realizado na manhã desta sexta-feira, 26/04, no auditório do Coren-MA, em São Luís, o evento reuniu profissionais e estudantes de enfermagem das mais diversas instituições de saúde e ensino da região metropolitana e de alguns municípios do interior do estado, bem como representantes de entidades e organizações ligadas à categoria.

Além da presidente Célia Rezende, compuseram a mesa da solenidade e fizeram uso da palavra o assessor de relações institucionais do Cofen, Dr. Manoel Neri; a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano; a deputada estadual Valéria Macedo; e a diretora de assuntos internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Maranhão (SINPEEES), Lucimary Santos.

Com explanação sobre o histórico de luta pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000 e a importância de sua sanção para a categoria de enfermagem, a presidente da FNE, Solange Caetano, deu inicio ao debate. Na sequência, Lucimary Santos, dirigente da CNTS e do SINPEEES, apresentou um panorama da luta pelas 30 horas no Maranhão, apontando sugestões para que a categoria se organize para derrubar o veto ao PL nº 159/2011, assinado pela governadora Roseana Sarney em julho de 2012.

Durante a sua fala, o atual assessor de relações institucionais e ex-presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a participação do órgão na luta pela conquista das 30 horas. Segundo ele, desde 2008 o Cofen vem fazendo um grande esforço para unir as organizações de enfermagem em prol de melhorias para a profissão. “Aqui, nesse ato de lançamento do Fórum Estadual em favor das 30 horas, para mim, a questão mais importante que eu ouvi hoje foi a disposição do Coren Maranhão e do Sindicato de sentarem na mesma mesa para encaminhar as lutas da enfermagem no Estado. Tenho certeza de que muitas vitórias serão conquistadas a partir de agora, com essa luta conjunta feita entre essas duas importantes organizações profissionais”, enfatizou ele.

Autora do Projeto de Lei nº 159/2011, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem que atuam no Maranhão, a enfermeira e deputada estadual Valéria Macedo falou sobre a atual situação do PL, que após o veto imposto pelo Poder Executivo, não apresentou avanços. Para que haja mudança, segundo ela, é necessário que a classe se movimente, não deixando a questão apenas a cargo das instituições representativas.

Em seguida, os Anjos da Enfermagem apresentaram, em forma de jogral, situações e dados estatísticos que apontam para a necessidade da aprovação de uma carga horária justa para os trabalhadores da enfermagem. A solenidade foi encerrada com a execução do Hino da Enfermagem e a liberação de balões brancos em frente à entrada principal do prédio do Coren-MA, simbolizando a instalação do Fórum Maranhense 30 Horas Já!


Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br  
Fonte: www.corenma.gov.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...