segunda-feira, 29 de abril de 2013

Frente das 30 Horas busca estratégias para aprovar PL

Em reunião ocorrida na quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Jornada de 30 Horas para a Enfermagem decidiram pela realização de um levantamento de dados estatísticos referentes à categoria, para que sirvam como base na luta pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000. A proposta está no Congresso há 13 anos e regulamenta a redução da jornada de trabalho desses trabalhadores. O apagão da mão de obra no setor, com enfermeiros e, principalmente, técnicos de enfermagem buscando outras ocupações em busca de melhores salários, e o adoecimento dos profissionais por conta da excessiva carga horária foram amplamente debatidos no Plenário João Neves da Fontoura, o Plenarinho.
A reivindicação pautará as atividades alusivas ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, bem como na Semana da Enfermagem. O grupo também avaliou as recentes atividades norteadas pelo tema, como a Marcha das 30 Horas, ocorrida em Brasília no dia 9 de abril – como o encontro do coordenador da Frente Parlamentar, Valdeci Oliveira, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que elogiou a iniciativa – e a plenária Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador, ocorrida no dia 17, em Alegrete, além de questões voltadas à valorização e saúde do profissional de enfermagem.

Ficou definido que a Frente 30 Horas buscará mediar reuniões com a Secretaria Estadual da Saúde e com as prefeituras de Porto Alegre e de Canoas para tratar de temas relativos à jornada de trabalho dos profissionais da área. As próximas audiências públicas devem ocorrer em Pelotas - prevista para junho -, Caxias do Sul e Santa Rosa, com datas a serem confirmadas. A Frente Parlamentar recebeu o pedido de audiência pública para a cidade de Rosário do Sul, que deve entrar no calendário das atividades.

A próxima reunião de trabalho do grupo ocorre no dia 5 de junho.
“Estamos cada vez mais próximos de objetivos comuns da categoria. Saímos mais fortalecidos a cada encontro e com a sensação que nossa luta vem ganhando mais apoio entre a comunidade”, avaliou a diretora de Comunicação Cláudia Santos ao final da atividade.
Coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a Frente foi criada em junho de 2012, tendo como um dos principais articuladores o Sergs, e apoio das demais entidades voltadas aos trabalhadores da saúde, passando a dar maior visibilidade para a sociedade das carências vividas pelos profissionais de enfermagem.

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br  
Fonte: www.sergs.org.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...